NOTÍCIAS

Miomas Uterinos


Hoje, vamos falar sobre os miomas uterinos! Eles são tumores benignos comuns que, usualmente, são assintomáticos. Como explica a nossa ginecologista Dra Sabrina Soraia Schroeder, a maioria das mulheres só descobre que tem um mioma quando realizam um ultrassom pélvico para investigação de outras doenças ou em rotina ginecológica. Quando não provoca nenhum sintoma, é provável que permaneça assim durante toda a vida fértil feminina, regredindo com a queda hormonal da menopausa.

Mas, em alguns casos, a mulher pode perceber alguns sintomas. Confira:

São tumores benignos sólidos provenientes de uma das camadas do útero chamada de miométrio – a camada mais rica em células musculares.
Atingem até 70% das mulheres em idade reprodutiva e normalmente são assintomáticos.

Quando apresentam sintomas, estes são:
sensação de peso no abdome
fluxo menstrual abundante, às vezes com coágulos
dor durante a relação sexual
anemia
abortamentos de repetição
micção frequente
constipação intestinal.

Podem aumentar o risco de infertilidade, causar contrações prematuras durante a gestação, posicionamento fetal anormal, tornar necessária a cesariana e provocar hemorragia pós-parto.


Ao percebê-los, é importante procurar a orientação do ginecologista que, através de uma ultrassonografia ou de testes de imagem poderá diagnosticar o problema. Caso os miomas uterinos sejam pequenos e não representem riscos para a saúde da paciente, basta um acompanhamento regular do quadro clínico para monitorar a situação com o passar do tempo. Para os casos mais complexos, existem tratamentos que vão de medicação à cirurgia!





Listar todas