NOTÍCIAS

Primeira consulta ginecológica


Ir ao ginecologista pela primeira vez pode ser um pouco assustador, mas é fundamental para a saúde feminina. Geralmente, a consulta ocorre após a primeira menstruação, quando tudo ainda é novo e um pouco desconhecido. Por isso, é importante conversar com um profissional para entender sobre o ciclo menstrual e as mudanças que chegam com ele.

Para garantir o melhor aproveitamento da sua consulta e evitar constrangimentos, preparamos algumas dicas:

Minha mãe deve participar da consulta?
Quando se é jovem, é comum a mãe querer fazer parte desse momento. Porém, na consulta ginecológica, você tem todo direito de entrar sozinha, se isso deixar você mais à vontade. Mas, se quiser, vocês podem entrar juntas, sim.

O que devo dizer?
A resposta é simples: todas as dúvidas que tiver sobre saúde íntima, menstruação, sexo, corrimento, TPM, e por aí vai. O ginecologista está ali para te ajudar a compreender tudo, nenhuma pergunta é proibida ou vergonhosa.

Vou precisar fazer algum exame?
Na primeira consulta, pode ser que você passe por um exame das mamas, abdômen e parte externa da vagina. Quando se é sexualmente ativa, também é necessário fazer o exame preventivo de câncer no colo do útero e DSTs.

Não se preocupe com a depilação!
Os pelos não prejudicam em nada os exames! O médico não vai julgar você. Faça o que te deixar mais à vontade.

 





Listar todas