NOTÍCIAS

O que é Endometriose?


A endometriose é uma doença que afeta de 2 a 21% das mulheres. Ocorre quando o tecido que reveste o útero internamente está fora da sua localização original, podendo ser encontrado nas trompa, ovários, intestinos, bexiga e mesmo em locais distantes da pelve feminina.

Os fatores de risco e a origem da doença ainda constituem um enigma apesar de muitos avanços. Enquanto muitas mulheres não apresentam sintomas ou impacto maior da doença na sua saúde ginecológica, outro grupo pode apresentar dor em diferentes graduações (40-60%) e/ou comprometimento da sua capacidade reprodutiva (20-30%).

Muitos avanços foram feitos principalmente nos exames de imagem e a abordagem clinica dos sintomas, ampliada com opções de tratamento hormonal. Como em todas as situações a individualização para o manejo mais adequado se faz necessária. Sintomas como dor na menstruação ou atividade sexual, alterações urinárias ou intestinais durante o período menstrual podem sugerir o diagnóstico. Se observe e fique atenta! Não deixe de conversar com seu ginecologista e tirar suas dúvidas. Mantenha consultas de rotina e entenda o funcionamento do seu corpo. Esse é o melhor caminho para a prevenção.





Listar todas