NOTÍCIAS

Diafragma - método contraceptivo não hormonal


Diafragma é um método contraceptivo de barreira (assim como o preservativo, entretanto ele NÃO protege contra doenças sexualmente transmissíveis), isso quer dizer que ele age simplesmente impedindo o espermatozóide de entrar no útero.
 
Ele tem um formato de concha, com diversos tamanhos, que são introduzidos na vagina da mulher pelo menos duas horas antes da relação sexual e só pode ser retirado após 8 horas da última relação. O diafragma tem duração de 3 anos e após o uso deve-se lavar com água e sabão neutro, deixando-o guardado em um local seco e arejado (caixinha plástica ou saquinho de pano).
 
A escolha do tamanho adequado é realizada em consultório, com um conjunto de medidores e treinamento para inserção e retirada da vagina. Como é um método com um índice de falha alto (cerca de 12% ao ano) deve ser sempre associado à outros métodos, como percepção de fertilidade, preservativos ou até com o DIU. 
 
Só para lembrar que todas estas informações que passo aqui não substituem a consulta médica, então é sempre bom consultar seu médico.
 
Autor: Dra. Carolina Melendez 





Listar todas