NOTÍCIAS

Você sabe o que é a ginecologia natural?


A ginecologia natural não é uma especialidade medica regulamentada, ela é uma nova visão da mulher que se reconhece como protagonista de sua saúde. É um olhar para si, ouvir o corpo, trabalhar os padrões emocionais, ajustar a alimentação e hábitos de vida. É se reconhecer cíclica em sua natureza, é ver que cada mulher é única em sua constituição e necessidades. É utilizar alternativas de tratamentos naturais sempre que possível, é medicalizar menos e se auto-cuidar mais.

Dentro da ginecologia existe aromaterapia e fitoterapia, sendo aromaterapia aplicada a um ramo da fitoterapia. “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal. Óleos essenciais são substâncias extraídas de determinadas partes de plantas portadoras de propriedades terapêuticas. A aromaterapia pode ser definida como a arte e a ciência de utilizar essências aromáticas naturais extraídas de plantas para equilibrar, harmonizar e promover a saúde. É uma modalidade não invasiva e natural destinada a considerar uma pessoa como um todo e não apenas o sintoma ou doença.

Já a a palavra "fitoterapia" significa "terapia pelas plantas", é a ciência que estuda as plantas medicinais e seu uso no tratamento de doenças. É uma das mais antigas práticas terapêuticas usadas pelo Homem. Sua origem remonta ao ano 8.500 a.C., assentando-se no conhecimento popular (etnobotânica) e na experiência científica (etnofarmacologia). Outrora considerada uma medicina popular e alternativa, a fitoterapia hoje tem sido cada vez mais usada e reconhecida nos meios médicos e científicos, sobretudo devido a produtos com ação terapêutica comprovada cientificamente. 

Autor(a): Dra. Carolina Melendez. CRM-RS: 33764





Listar todas