NOTÍCIAS

O que é o prolapso genital?


Popularmente conhecido como "bexiga caída" ou "bexiga baixa", o prolapso genital se caracteriza pelo deslocamento dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e intestino) pela vagina. Os sintomas mais comuns são a sensação de abaulamento e alargamento vaginal, eventualmente pode cursar com dor e dificuldade para urinar e/ou evacuar. Esta condição costuma aparecer após a menopausa e tem evolução progressiva ao longo do tempo.

Apesar de ser considerada benigna, causa um grande impacto na qualidade de vida, causando afastamento das atividades que envolvam esforço físico, constrangimento com o próprio corpo e medo de piora dos sintomas. Os fatores de risco incluem gestações, obesidade e constipação. O tratamento é individualizado para cada paciente, podendo ser apenas clínico, ou em alguns casos cirúrgico.

O tratamento clínico se vale de medicações, fisioterapia para reabilitação do assoalho pélvico, mudanças de estilo de vida e, eventualmente, com o uso de pessários (dispositivo de formato personalizado para a sustentação do prolapso genital, colocado no fundo da vagina). O tratamento cirúrgico da equipe de uroginecologistas da Clínica Lótus é preferencialmente por via vaginal e com tecidos nativos (tecidos de sustentação do próprio corpo da paciente).

Autor(a): Dra. Carolina Melendez. CRM-RS: 33764

 





Listar todas