NOTÍCIAS

O que é e para que serve a Ninfoplastia?


Em nossa série "Lótus responde", a especialista em ginecologia, Dra. Carolina Machado Melendez, explica sobre a ninfoplastia:

A cirurgia para redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia ou labioplastia, é indicada para as pacientes que apresentam aumento do tamanho dos pequenos lábios, também chamado de hipertrofia. Apesar de ser considerada apenas uma característica da anatomia da mulher, algumas podem apresentar desconforto no uso de roupas apertadas, constrangimento com o uso de roupas íntimas ou de banho ou até na relação sexual.

É realizada em regime hospitalar ambulatorial, ou seja, após a recuperação anestésica a paciente já pode ir para casa. O retorno para as suas atividades se dá entre três e cinco dias e para exercícios físicos cerca de 30 dias, dependendo da avaliação médica. Após o procedimento é normal inchaço e hematomas que duram poucos dias, e a dor costuma ser bem controlada com analgésicos comuns. O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, entretanto, com 30 dias de pós operatório cerca de 80% do resultado já estará evidente. Alterações de sensibilidade costumam ser transitórias, dependendo do processo de cicatrização de cada paciente.

Carolina salienta que a redução dos pequenos lábios não deve ser exagerada (criando o "efeito boneca", em que os pequenos lábios estão ausentes) uma vez que a presença desta estrutura garante a proteção contra a entrada de germes na vagina e participa da lubrificação vaginal. Cada caso deve ser discutido e avaliado de forma personalizada com o seu médico, para que o plano cirúrgico contemple de forma realista e segura os desejos e expectativas da paciente.

 





Listar todas